A D3 - Defesa dos Direitos Digitais (D3, para os amigos) é a frente de batalha dos direitos digitais em Portugal. Somos uma pequena mas activa associação sem fins lucrativos cuja actividade é garantida graças ao esforço e dedicação dos nossos associados. Lutamos por causas que consideramos essenciais à sociedade do século XXI, ainda que tendam a passar um pouco despercebidas a muitas pessoas: problemas relacionados com direitos fundamentais em contexto tecnológico, em especial quando envolvem a utilização da Internet.
Lutamos por melhores políticas públicas, fazendo o possível - e às vezes o impossível - pela defesa do interesse público em temas de direitos digitais. Ao longo dos últimos anos temos sido voz activa em Portugal em temas como a reforma do direito de autor e os seus filtros de censura, a neutralidade da Internet e o zero rating, a utilização de aplicações de rastreamento de contactos, a videovigilância do espaço público, a privacidade e a encriptação das comunicações dos cidadãos, a retenção de metadados das telecomunicações, o voto electrónico ou a regulação da Internet.
A nossa actividade normalmente passa por escrever e publicar textos, realizar campanhas, enviar comunicados de imprensa e falar com jornalistas, reunir com políticos e entidades públicas, contribuir em processos legislativos, apresentar queixas e pedidos de acesso a documentação pública a diversas entidades, cooperar com congéneres internacionais, entre outros.
Descobre o que já fizemos no passado: Actividade da D3